Comprar o primeiro imóvel pode parecer um grande desafio para quem não entende muito do assunto. “Por onde começar?” Esta é uma dúvida comum, e muita gente pensa que nessa fase começam também as dores de cabeça e uma longa jornada burocrática. Por isso, queremos te ajudar de forma simples, informando quais são os passos para o tão sonhado imóvel por meio do financiamento imobiliário. Acompanhe abaixo!
1- Simulação
Dar entrada em um financiamento imobiliário é um passo importante que demanda compromisso e um grande investimento financeiro a longo prazo. Sendo assim, uma das primeiras etapas do financiamento imobiliário é fazer uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazo e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar.
A simulação pode ser feita através de simuladores online ou com ajuda de um corretor imobiliário. Ao traçar o seu perfil, ele irá oferecer um panorama sobre as parcelas máximas que você poderá assumir e também buscar a melhor instituição para financiar o imóvel desejado. Isso evita que você inicie a negociação e só depois descubra que não tem os recursos necessários.
2- Análise de crédito
Na análise do crédito, serão solicitados os documentos adicionais para checagem e corroboração. Todos os documentos informados no envio da proposta devem ser apresentados.
Também são pedidos comprovantes de renda, de residência e certidões negativas de débitos federais (dos dois cônjuges, se for o caso).
Se você quiser usar os recursos do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), todos os extratos originais devem ser igualmente apresentados.
Neste caso, precisam ser emitidos pela CEF (Caixa Econômica Federal) com os correspondentes carimbos, contas vinculadas, com data e assinatura da instituição.
O banco analisa suas informações pessoais e o seu perfil financeiro, como também verifica o seu histórico de pagamento ou restrições no nome. Além disso, avalia como você vai realizar o pagamento das parcelas e mensura quanto do seu orçamento será direcionado para a quitação do empréstimo.
3- Vistoria do Imóvel
Com todos os documentos das partes envolvidas apresentados, é hora de avaliar o imóvel. Para isso, é agendada uma vistoria ao lugar, com a presença de um engenheiro ou arquiteto credenciado.
O objetivo desta etapa do financiamento imobiliário é confirmar a compatibilidade entre o preço da propriedade e o valor de mercado, assim como se o apartamento está de acordo com todas as condições que possibilitem que ele seja financiado.
4- Análise jurídica
Toda a documentação do processo de financiamento imobiliário passa por uma análise jurídica pela equipe do banco. O objetivo é garantir a segurança da transação e a preservação das partes envolvidas.
5- Assinatura do Contrato
Com a proposta aprovada e com todas as condições atendidas, chega o momento de fazer o seguro habitacional obrigatório e marcar uma data para que todas as partes envolvidas (comprador, vendedor e representante da instituição financeira) apresentem-se para assinar o contrato.
Vale destacar que, ao assinar o contrato, o comprador ainda não tem acesso à escritura do apartamento, uma vez que a propriedade continua vinculada à instituição que concede o empréstimo.
Após a assinatura, é feito o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o contrato é registrado no cartório. Nesta etapa do financiamento de imóveis, não pode haver nenhuma pendência em aberto.
A instituição financeira elabora um contrato, formalizando a concessão do financiamento. Nessa fase, o banco pode convidá-lo para uma breve entrevista. Terminada a parte burocrática, as partes envolvidas encontram-se para assinar o contrato do financiamento. Também é preciso pagar as taxas de referências (ITBI + registro), para que o documento assinado seja enviado ao cartório.
E aí, o que achou dos passos para um financiamento imobiliário?
Considere que quanto mais informações e ajuda tiver, mais simples e rápidas serão as coisas. Além disso, lembre-se que uma boa forma de poupar tempo e facilitar o financiamento é utilizar um simulador de crédito para comparar planos e propostas de instituições financeiras. E não esqueça de contar com a CTI para todo o processo de compra do imóvel, desde o financiamento.