É comum querer melhorar o visual dos ambientes de modo a mudar os ares e deixar seu lar do jeitinho que você sempre sonhou. Porém, quando não se quer gastar muito com decoração ou novos móveis, a solução é apelar para a criatividade, optando por formas de transformar os cantos do imóvel de um jeito mais econômico. Acompanhe nossas dicas a seguir e veja como essa tarefa pode ficar ainda mais fácil!

Reaproveite o espaço do ambiente

O primeiro passo ao elaborar uma decoração simples e em conta é ter total noção sobre o seu espaço. Se você possui um espaço compacto, é necessário pensar muito bem antes de comprar, até porque a decoração, além de agradável aos olhos, deve também ser funcional. Se o seu espaço não é muito amplo, não se esqueça de evitar muita informação, para não causar um efeito de “poluição visual”.

É importante também, observar o tamanho dos móveis. Num primeiro apartamento, itens de mobília muito grandes podem não ser uma boa opção, pois dá a impressão que o apartamento seja menor do que realmente é. Opte por escolher objetos ou mobília que possam ter no mínimo duas funções, por exemplo, banco com baú. Se você tem poucos armários, poderá guardar livros, cobertores e roupa de cama nos baús.

Tentar mudar os móveis de lugar também é uma ótima opção de reaproveitamento de espaço. Você pode girar a posição do sofá ou rack com a TV no layout da sala, ou testar colocar o guarda-roupa de costas para outra parede no quarto; e muito mais. Tudo isso conta na mudança de design do seu ambiente. Você pode também dar uma cara nova para seus móveis. Alguns itens podem ser lixados e pintados, ou até mesmo serem forrados com tecido. Toda criatividade é válida nessa hora.

Invista em nova pintura ou papel de parede

Uma nova pintura tem o poder de mudar a estética dos ambientes e ainda causa o impacto de deixar a casa mais moderna, arejada e em harmonia com o restante da decoração. Portanto, mudar as cores das paredes deve, com certeza, ser um item importante para a renovação do lar. Caso, para você, pintar todas as paredes da casa pode pesar demais no seu orçamento, procure começar pintando apenas um canto especial. Seja ousado e escolha tons que vão repaginar seu lar!

Em alguns contratos de aluguel, não é permitido que o locador pinte as paredes, mas você pode instalar algum papel de parede removível! Eles possuem preço acessível (principalmente se fizer em uma só parede) e são alternativas simples, práticas e capazes de adicionar mais estilo, cor e charme a todos os ambientes.

Seja sustentável

Você conhece o DIY? É uma sigla em inglês que significa “Do It Yourself” ou, em português, “faça você mesmo”. Para a decoração, você pode usar o DIY com materiais que seriam descartados de forma que sejam utilizados para outras finalidades. Por exemplo, pallets podem virar um painel para TV, mesa de centro, ou até mesmo, servir de estrutura para sofá e para cama. É um ótimo jeito de contribuir para o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos que seriam descartados na natureza, ao mesmo tempo em que você decora seu lar. 

 Com a ajuda de tutoriais do YouTube você consegue pensar em várias ideias de como recuperar uma série de produtos que seriam jogados fora e utilizá-los como decoração por um preço baixíssimo. 

Além do DIY, você também pode optar pelas plantas como objeto de decoração. Também é considerada uma alternativa sustentável e barata, e sem falar que está super na moda! Todo tipo de plantas, sejam elas verdadeiras ou falsas, são bem-vindas para trazer vida a um apartamento. Não importa o seu orçamento, há opções para todos os bolsos!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário