Em uma cidade litorânea como o Recife, é comum a valorização imobiliária do entorno da Zona Sul, por conta da proximidade com a praia. Entretanto, alguns bairros localizados na Zona Norte da capital, vêm atraindo cada vez mais pessoas para quem a proximidade com o oceano não é indispensável. Bairros como Graças, Torre e Madalena localizam-se em áreas arborizadas, com clima ameno, além de oferecerem uma ampla gama de serviços e negócios.
Um dos mais tradicionais bairros do Recife, o bairro da Torre destaca-se não só pela localização e pela qualidade de vida de seus moradores, mas também pela sua riqueza cultural.
História do Bairro
A Torre foi um bairro de essencial importância para o desenvolvimento da cidade do Recife. Seu nome é devido a torre da capela do engenho, que tinha devoção a Nossa Senhora do Rosário. Posteriormente, o local passou a produzir algodão, tornando-se um dos pólos da indústria têxtil brasileira, o que mudou totalmente a economia da região.
No início, as terras colonizadas foram organizadas por sesmarias (sistema utilizado pelos colonizadores portugueses para povoamento de terras da colônia). O primeiro dono da terra onde está situado o bairro da Torre foi o colono Marcos André, que lá fundou um engenho. O mesmo ficou conhecido como engenho de Marcos André. No ano de 1633 os holandeses invadiram a terra e construíram uma fortaleza, que só foi desfeita após a derrota dos mesmos. Após a saída dos holandeses as terras foram recuperadas pelo herdeiro de Marcos André, capitão Antônio Borges Uchoa, que restaurou as terras e melhorou a ligação entre as mesmas, construindo uma ponte acima do Rio Capibaribe.
Com terras férteis que já obtinham sucesso na produção de cana-de-açúcar, a região passou a produzir algodão. A situação urbana mudou drasticamente a partir desta época. Foram abertas fábricas de tecidos, indústrias, olarias mecânicas, dentre outros estabelecimentos. Foi instalada então a Fábrica da Torre (1874), o Cotonifício da Torre e o bairro passou a ser totalmente influenciado pela indústria têxtil.
Viu-se então a ascensão do bairro rural para o bairro urbano. O número de habitantes aumentou consideravelmente, surgiram prédios altos e vilas operárias, houve modificações urbanas e surgimento de mais equipamentos como comércio
Localização Privilegiada
Um grande atrativo do bairro com certeza é sua localização central, com acesso próximo às principais vias que cortam a cidade: Av. Caxangá, Av. Agamenon Magalhães e Av. Abdias de Carvalho. O bairro da Torre também é rodeado de outros bairros nobres, como Graças, Madalena e Jaqueira. Além disso, o bairro apresenta um ambiente agradável com ruas repletas de árvores e praças para lazer.
Cultura e Lazer
Algo que não pode faltar em um bairro central são opções de lazer para todos os estilos de vida. O bairro da Torre conta com o famoso Mercado da Torre, uma das principais atrações da região. Sem falar nas praças e na própria Beira Rio, que é perfeita para a prática de exercícios para todos os gostos.
Muita qualidade de vida
Uma das coisas que mais prezamos hoje é a qualidade de vida e como podemos aproveitá-la melhor em nossas horas livres: estar com a família, passear com o cachorro, fazer um esporte, pedalar ao ar livre, entre outros.
O bairro oferece uma ampla gama de serviços e negócios para seus moradores. Hospitais, mercados, academias, padarias… Tudo próximo para te proporcionar o máximo de conforto! Sem falar na opção de escolas, cursos pré-vestibulares e universidades renomadas presentes na localidade.
Gostou de saber mais sobre o bairro da Torre? Nos acompanhe nas redes sociais para saber de mais novidades que a CTI trará para você!