Não deixe de ler se você está pensando em reformar seu apê alugado.
Você alugou um apartamento, mas ele não está bem do seu jeito. Saiba que reformar apartamento alugado exige alguns cuidados. Não é qualquer reforma que pode ser feita de acordo com sua vontade.
As relações entre inquilinos e proprietários, no Brasil, têm uma norma específica para regulá-las, a Lei Federal nº 8.245/91, ou Lei do Inquilinato, como é mais conhecida. Ela é a referência número um ao tratar de uma eventual reforma em apartamento alugado e precisa ser respeitada.
O principal ponto a ser considerado é que toda e qualquer reforma, da mais simples às mais complexas, devem ser previamente autorizadas (por escrito) pelo dono, via imobiliária. Nada impede que o inquilino faça contato direto, desde que a empresa que intermedia a relação com o locatário seja informada.
Normalmente, o locatário tem direito a realizar benfeitorias e reformar o apartamento alugado, desde que haja consentimento do locador.
E as pequenas benfeitorias?
Pintar as paredes
Se você resolver pintar as paredes, verifique seu contrato. Muitos exigem que o apartamento seja pintado novamente na cor “original” no momento em que for entregue de volta ao dono.
Mudanças nos banheiros
Você pode instalar chuveiros ou duchas de acordo com seu gosto e também trocar o assento sanitário. Neste caso, guarde em algum local os acessórios que já vieram no apartamento, pois, assim, quando for devolver o imóvel, você poderá retirar o que é seu e colocar no lugar os objetos que já estavam.
Forrar paredes
Você pode colocar papéis de parede nos cômodos, colar adesivos, instalar espelhos etc. Mas, assim como quando você decide pintar as paredes, deve devolvê-las em branco, ao sair do apartamento deve deixar as paredes da mesma forma que estavam e retirar qualquer adereço que tenha posto.
Cortinas, prateleiras e quadros
Para colocar algum dos objetos acima, em geral, é necessário furar a parede. Por isso, quando for retirar os objetos, será necessário fechar os furos. Mas, você também tem a opção de fixar os objetos com algum prendedor adesivo.