Muitos proprietários de imóveis acabam preferindo confiar a administração dos seus imóveis às imobiliárias. Isso acontece muitas vezes porque o dono terá mais tranquilidade e segurança ao deixar as questões mais burocráticas e a intermediação da propriedade nas mãos de uma equipe especializada no assunto.
A administração de imóveis tem como importante papel intermediar a locação, fazendo a gestão de todas as contas dessa relação locador/locatário formada. É também da função do administrador, garantir que o proprietário entregue a unidade com estrutura preservada e em boas condições para o aluguel. Além disso, o administrador ficará à disposição para captação de inquilinos e seleção dos mesmos para apresentar o perfil ao locador da propriedade.
O que é a administração de imóvel
A administração de propriedades é, em suma, a total supervisão de imóveis residenciais e não residenciais. Isso inclui apartamentos para alugar, lojas, unidades de condomínios fechados, entre outros. Iremos abordar com mais detalhes, no decorrer desse artigo, todas as funções de uma administradora de imóveis, mas resumidamente sua função principal é auxiliar o proprietário do imovel, nos aspectos legais, além de oferecer suporte em atividades administrativas como emissão de boletos de pagamento, elaboração de folha de pagamento, contabilizar receitas e despesas, entre outros.
Vantagens de contratar uma imobiliária
1) Avaliação e precificação do imóvel
Essa é uma etapa bastante importante e também delicada, visto que precificar o valor do imóvel, seja de venda ou locação, não é uma tarefa tão simples. Muitos donos de imóveis supervalorizam o preço, porém há algumas regras do mercado imobiliário que devem ser respeitadas para que o imóvel não fique parado sem interessados. Portanto, esse é um dos primeiros trabalhos de um responsável pela administração de imóvel: avaliar e precificar o condomínio para chegar a um valor justo e atrativo para ambas as partes envolvidas na negociação. Isso facilita e agiliza processos de vendas e fechamento de contratos para locação, afinal, se você é dono de um imóvel que possui seu imovel desocupado por muito tempo, é prejuízo na certa.
2) Divulgação do imóvel
Para atrair os inquilinos, só possuir um imóvel de qualidade não basta. É preciso investir em divulgação e uma imobiliária especializada em realizar esse tipo de marketing diariamente é uma excelente ajuda nessa etapa. Uma boa administradora possui os melhores recursos e técnicas de divulgação de anúncios efetivos, com fotos profissionais do empreendimento que são fundamentais para atrair a atenção do público. A imobiliária irá oferecer visibilidade, acelerando assim, os negócios de maneira mais acelerada.
3) Análise do perfil de inquilinos
Examinar o histórico e perfil dos inquilinos é fundamental para prevenir fraudes e garantir que o proprietário não seja vítima de inadimplência. É um processo burocrático, porém é outra atividade que faz parte da administração de imóveis que muitas vezes o proprietário não tem os recursos necessários para realizar essa busca de histórico.
4) Acompanhamento de visitas e atendimento
A imobiliária pode ajudar já antes de fechar o contrato, pois ao receber as visitas no imóvel, é imprescindível ter uma postura profissional e uma disponibilidade ampla de horários para atendimento. O corretor responsável também deverá esclarecer todas as possíveis dúvidas e mostrar as vantagens do local, com o propósito de conquistar o novo inquilino. São alguns procedimentos que muitas vezes os proprietários não possuem tempo ou preparação para realizar, e uma boa administradora de imóvel pode solucionar facilmente.
Como encontrar a melhor imobiliária para cuidar do meu imóvel?
É importante entender como o trabalho da administradora pode auxiliar e encaixar no cotidiano do proprietário. Conte com a assessoria imobiliária especializada da CTI. Iremos administrar seu imóvel com excelência estamos prontos para te ajudar!