Decorar casas pequenas acaba sendo um desafio para muitos. Porém, não significa que é uma tarefa impossível. O ideal é que você saiba como aproveitar cada espaço, sem inserir uma vários objetos desnecessários no ambiente ou deixá-lo sem graça demais. Por essas razões, o primeiro passo é fazer um planejamento e estudar cada espaço do seu imóvel.
Vale mencionar que, com um bom planejamento de espaço, uma boa escolha de iluminação, o uso de cores e a utilização de móveis corretos, é possível, sim, desenvolver uma decoração moderna, funcional e confortável para a sua casa.
Pensando em te ajudar nesse processo, preparamos uma lista com 3 dicas para que você possa fazer a decoração de casas pequenas e transformá-la no seu ambiente dos sonhos. Continue lendo e confira!
1. Planeje os cômodos
O primeiro passo é planejar como será cada espaço do seu imóvel. Sabendo que o espaço é pequeno, pense bastante em relação ao objetivo de cada espaço e a melhor maneira de utilizá-lo. Para isso, é fundamental que você meça cada cômodo com muita atenção, pois só assim conseguirá identificar o que precisa ser melhorado. Caso você more em apartamento, veja se o síndico tem a planta do imóvel para que fique mais simples analisar as medidas.
Também liste tudo o que deseja usar na decoração e verifique se não será muita informação para um espaço pequeno. Invista só no necessário de modo que o espaço fique agradável e aconchegante.
2. Escolha investir em móveis multifuncionais
Outra dica muito importante é escolher móveis multifuncionais, ou seja, que possuem mais de uma função. Assim, não é preciso investir em vários outros móveis e você ainda poupará espaço. Você pode, por exemplo, usar prateleiras e nichos para substituir os armários. Dessa forma, é possível armazenar copos, pratos e talheres, entre outros. Também há a opção de poltronas baús, em que você pode armazenar diversos utensílios. As opções são inúmeras!
Caso você tenha orçamento suficiente, invista em móveis planejados para aproveitar cada espaço. Os móveis planejados são ótimas opções, pois as peças serão feitas sob medida para cada ambiente e ainda vão ter as funções específicas para cada tipo de morador.
3. Opte pelas cores certas
Por último, e não menos importante, definir as cores certas também é fundamental para decorar uma casa pequena. Afinal de contas, as cores podem oferecer uma sensação de amplitude, aumentando a capacidade de espaço do ambiente.
Não é preciso que todos os espaços sejam brancos, mas é interessante optar por cores claras nos elementos mais dominantes, como pisos, paredes e móveis maiores como sofás, armários e camas.
Mas isso não significa que o ambiente deve ser monótono. As cores podem vir em acessórios, como almofadas, quadros, abajures, entre outros. O ideal é ter um imóvel claro, mas com pontos de cor para destacá-lo.
Gostou do nosso post sobre como decorar casas pequenas ou possui mais uma dica que não foi citada? Comente aqui e não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para mais dicas como esta.