Muitos brasileiros possuem o sonho do imóvel próprio, e por mais que o aluguel possa parecer uma saída fácil, ele também pode se tornar um grande peso nas despesas mensais. Existem alguns erros que muitas pessoas cometem que não só comprometem o próprio orçamento, mas também dificultam a realização desse sonho. É exatamente por isso que trouxemos esse post com algumas atitudes que podem te ajudar a tornar esse sonho uma realidade. Acompanhe abaixo alguns dos principais erros que te impedem de sair do aluguel.
1 – Falta de aprofundamento no assunto
Um grande obstáculo na hora de sair do aluguel é que muita gente ainda não conhece todas as opções disponíveis na hora de comprar e, por isso, acaba deixando de investir. Conseguir a quantia total para comprar o imóvel à vista não condiz com a realidade da maioria dos brasileiros, mas felizmente, hoje existem diversos caminhos para facilitar essa compra.
Muitas pessoas recorrem ao empréstimo ou financiamento. É importante checar com o seu banco a respeito das linhas de crédito imobiliário que ele oferece para o seu perfil, assim como as alternativas de parcelamento, os juros cobrados, a documentação exigida, entre outros aspectos. A CTI te oferece todas as informações a respeito para auxiliar nessa parte. Além disso, temos correspondente bancário, que desempenha o papel de guiar e orientar em todo o processo de financiamento. O financiamento pode te ajudar a conquistar o imóvel próprio mesmo que você não tenha uma grande quantia em dinheiro armazenada. Ainda é possível contar com outras opções como o consórcio imobiliário.
É fundamental pesquisar muito sobre o assunto e comparar todas as possibilidades e os custos envolvidos (tais como taxas de juros e outros encargos) para começar a se planejar. Faça também, uma reserva significativa para dar uma boa entrada no apartamento, assim, o saldo a financiar será o menor possível.
2- Medo de comprar um imóvel
Um dos grandes obstáculos na compra do seu imóvel é o medo, principalmente por se tratar de um investimento de longo prazo. Como comprar imóvel também envolve uma grande quantia de dinheiro, é comum as incertezas e medo do desconhecido. Do mesmo modo, muitas pessoas têm o sonho de sair do aluguel, mas temem não conseguir quitar os vencimentos do imóvel adquirido.
Porém, com um planejamento financeiro detalhado e definindo metas consistentes, você consegue se livrar do aluguel e comprar um imóvel sem passar aperto no final do mês. Outro ponto positivo é que, ao contrário do aluguel, você está investindo em algo que será seu e pode te dar um ótimo retorno no futuro.
Além disso, hoje em dia existem diversas ferramentas que facilitam a compra de um imóvel, como os financiamentos imobiliários. Investir em um imóvel é um grande passo, mas com disciplina e organização você pode comprar a casa dos seus sonhos com tranquilidade e segurança. Então, organize-se para que seus passos não sejam em falso e você possa resolver possíveis pendências financeiras, economizar recursos e concretizar seus planos.
3 – Falta de planejamento financeiro
A falta de organização é a principal inimiga na hora de comprar um imóvel, pois você pode acabar gastando mais do que possui e assim, acumular dívidas que atrapalham a aquisição da casa própria.
Identificar gastos
É muito importante identificar todas as suas despesas, principalmente com gastos desnecessários, para conseguir economizar e juntar dinheiro ou pagar as parcelas do financiamento com mais tranquilidade. Saiba com o que você está gastando seu dinheiro com o intuito de ter melhor controle sobre ele.
Economizar
Depois de identificar suas despesas, você precisa fazer uma análise da necessidade de cada uma delas. Neste momento, algumas coisas podem ser tidas como importantes para você, mas não são de fato tão necessárias, e por isso, devem ser deixadas de lado até você atingir seu objetivo principal que é a compra do imóvel. A aquisição de um imóvel demanda um grande investimento, portanto, é preciso ter em mente que você precisará repensar o seu estilo de vida e abrir mão de algumas coisas, tais como gastos com lazer.
Estabelecer metas
Para concluir seu planejamento financeiro, você precisa estabelecer metas. Por exemplo: “em seis meses você quitará todas suas dívidas” ou “em dois anos você terá 30% do valor do imóvel que deseja para dar como entrada”. Lembre-se de definir metas alcançáveis para que já não comece o planejamento desmotivado e frustrado.
Resumidamente, para ter um bom planejamento financeiro e sair do aluguel, tenha total noção das suas despesas, monitore seus gastos (cortando aqueles que são dispensáveis), livre-se das dívidas, evite gastar de maneira descontrolada, estabeleça metas para economizar e, por fim, crie uma reserva financeira.
Bom, essas foram as nossas dicas para te ajudar neste processo tão importante que é o planejamento para a compra de um imóvel. Ao longo deste post identificamos os principais erros que te impedem de sair do aluguel e como você pode mudar de atitude para conquistar a casa própria da melhor forma possível.
Não esqueça que aqui na CTI temos os profissionais qualificados para te explicar tudo com detalhes, e fazer desse processo o mais simples possível. Para mais conteúdos como este, nos siga em nossas redes sociais.