Você sabia que o Espinheiro, na Zona Norte do Recife, é considerado uma das regiões mais arborizadas do Recife? O bairro possui apenas 32 ruas e conta com uma média de 24 árvores por rua. Impressionante!
Cada vez mais pessoas estão em buscas de imóveis no bairro que é a porta de entrada para a Zona Norte do Recife. Seu ar bucólico divide protagonismo com a crescente verticalização que advém da construção de empreendimentos e edifícios. Por isso e muitos outros motivos, é o local perfeito para várias famílias se abrigarem em busca de uma vida tranquila e feliz. Mas seu nome não é pura coincidência, sendo propositalmente dedicado à densidade da vegetação que desde sua origem, em 1800, arboriza e encanta a cidade do Recife. Hoje o Espinheiro está localizado em uma região que, antigamente, era conhecido como “Matinha”, com destaque para uma área da localidade intitulada de “Beco do Espinheiro”.
O bairro era moradia de comerciantes portugueses e usineiros no século passado, e desde então, é adotado pela população mais nobre da cidade. Esse refúgio verde tem se tornado destaque devido a sua ótima localização, pois a Rua da Hora, importante via, também liga duas avenidas bastante conhecidas na cidade, a Avenida João de Barros e a Conselheiro Rosa e Silva. Os moradores consideram um verdadeiro privilégio morar no bairro que mantém sua área verde há tantos anos em meio a um rápido crescimento das regiões. Afinal, é preciso saber preservar uma parte tão importante da história e da conservação ambiental daqui.
A cidade foi a primeira da região a se adaptar ao conceito de Rua Completa, que objetiva ruas pensadas para carros, pedestres e ciclistas, um importante passo para a democratização do trânsito. Por tantos atributos e beleza reconhecida, além de estar cercado, o Espinheiro abriga diversos centros comerciais, edifícios empresariais e apartamentos que acolhem uma população modesta – com apenas 10 mil habitantes – ideal para quem procura morar bem sem abrir mão dos atributos da cidade grande.
Curiosidade: a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente declarou que o bairro ainda tem potencial para receber quase 500 árvores. Se você planeja um local que une tradicionalidade, tranquilidade e boas opções de moradia, encontrou o lugar certo para ser feliz!